A segurança dos moradores e de todos os colaboradores é uma das principais preocupações do profissional que gerencia um condomínio, independente do seu tamanho.
A confiança dos moradores e visitantes no condomínio está ligada diretamente à segurança e ao conforto que esses ambientes oferecem. Por isso, uma gestão que priorize tudo isso fará os moradores se sentirem mais confiantes em suas casas.
Uma das ferramentas que garante a segurança, e também a comodidade dos moradores e visitantes, são os sistemas de controle de acesso utilizados para identificar quem entra e sai dos condomínios.
Em teoria, existem diversos programas que podem ser instalados para oferecer mais comodidade e segurança, mas antes de implantar a ferramenta, é preciso saber qual a melhor tecnologia para o seu condomínio.
O mercado oferece uma vasta gama de tecnologias que podem aumentar a segurança do condomínio, enquanto garante a comodidade de todos. Mas antes de contratar um novo serviço ou comprar um equipamento, é importante conhecer as opções e saber qual é a melhor para o seu condomínio.
Uma das tecnologias mais populares são os desbloqueios por meio da biometria digital. Por ser um sistema que capta características únicas dos usuários para identificação e liberação, o controle de acesso biométrico é uma das ferramentas mais seguras que podem ser adotadas para o condomínio.
Além disso, a tecnologia facilita o trabalho dos profissionais envolvidos na vida do condomínio e gera um registro dos moradores, com um monitoramento dos horários de acessos, tanto de moradores, quanto de colaboradores.
Outra possibilidade oferecida é que a tecnologia de biometria digital também possibilita o cadastro do “dedo de pânico”. A função alerta a equipe de segurança do seu condomínio, caso o morador ou visitante esteja entrando nas instalações sobre coação de outro indivíduo.
Entretanto, a desvantagem da biometria digital é que os equipamentos de menor custo possuem uma alta taxa de falha na leitura, principalmente com pessoas que possuem problemas com as digitais, como idosos e quem faz muitos trabalhos manuais. Normalmente, de 5 a 10% dos usuários não tem sucesso ao utilizar a biometria.
Outra tecnologia muito conhecida, a biometria facial consiste em identificar o usuário ou, neste caso, o morador, por meio de um software de reconhecimento facial.
Através desta solução, os condomínios podem identificar os seus moradores, fazer controle de entrada e saída, tanto dos condôminos como dos colaboradores, além de garantir mais segurança nas liberações de entrada nas instalações.
Porém, para aplicar essa tecnologia, os gestores devem levar em consideração alguns pontos na hora de adotar a solução. Em alguns casos, os equipamentos de identificação possuem uma baixa qualidade, necessitando de uma fonte externa de luz para ajudar na leitura facial.
A entrada de crianças ou pessoas mais baixas também pode ser prejudicada dependendo do posicionamento do equipamento, o que pode interferir na leitura facial da pessoa.
Também, nesse tipo de biometria, não existe a possibilidade de acionamento de pânico.
Essa tecnologia também é muito conhecida. A chave de acesso é gerada por meio de um código que possui validade apenas no momento de entrada ou saída do morador. Outra vantagem é que a ferramenta também pode ser usada por visitantes e prestadores de serviço, através do envio do código pelo morador.
Por outro lado, o condomínio deve ficar atento e inserir outras ferramentas de segurança, pois o QR Code permite que impostores tenham acesso ao código e entrem de forma não autorizada no condomínio. Essa tecnologia também não permite ferramentas de proteção, como o acionamento do botão de pânico.
Nesses casos, o indicado seria trabalhar a solução do QR-Code em conjunto com um reconhecimento facial por exemplo, para validar se o proprietário do QR-Code é realmente a pessoa que está usando, garantindo mais segurança aos moradores e visitantes.
A solução já é uma velha amiga de no controle de acesso de condomínio. Os cartões de acesso armazenam as informações dos moradores, visitantes e colaboradores, e registram as movimentações dos usuários, como entrada e saída, e locais acessados.
Mas, o uso de cartões de acesso pode gerar certa dor de cabeça para os gestores. Algumas marcas apresentam altos índices de desgaste ou quebra, prejudicando a leitura das informações contidas nos cartões. E, é muito comum a perda frequente da chave por moradores e visitantes.
Entretanto, o cartão de acesso permite o acionamento do pânico. Cada empresa aplica de uma forma, mas as mais comuns são passar duas vezes o cartão ou deixar o cartão na leitura por um tempo determinado.
O software garante uma segurança mais cômoda para os moradores. O sistema analisa a placa dos carros e compara com as informações do banco de dados do condomínio. Assim que as informações são confirmadas, o acesso é liberado.
Uma recomendação na aplicação desta tecnologia é estabelecer o acesso em duas etapas. Além do reconhecimento de placa, adotar uma biometria digital ou facial, assim o carro e o morador serão identificados e liberados. Vale lembrar que não existe a possibilidade de pânico nessa tecnologia.
Outra solução muito conhecida por moradores de condomínios, o controle remoto ainda é uma das ferramentas mais utilizadas na liberação de moradores e visitantes. O aparelho pode ficar dentro do carro e oferece a segurança do botão de pânico.
Por outro lado, o controle remoto pode ser usado por outras pessoas e os condomínios devem ficar atentos aos acessos e, se necessário, instalar uma liberação de entrada em duas etapas.
Apesar de todas as tecnologias oferecerem as melhores soluções para o seu condomínio, não é possível instalar todas as ferramentas, nem todas são as mais indicadas para levar segurança e comodidade ao ambiente.
Para isso, antes de contratar um novo serviço ou comprar um novo equipamento, é necessário avaliar quais as necessidades do condomínio e analisar qual tecnologia iria atender os moradores e visitantes da melhor maneira.
O myvillage pode ajudar você com isso. Somos um canal de comunicação e rede de relacionamento que conecta os moradores e gestores de condomínios, oferecendo as melhores soluções para a comunidade.
Entre em contato com nossos consultores para a realização de uma consultoria sem custo!
A cada novo cliente, a equipe Myvillage se reúne para desenvolver a solução adequada para cada uma de suas demandas, de forma personalizada e com todos os recursos que a tecnologia permite.
Do controle de acesso à gestão de encomendas, é qualidade sem limites.
A capacidade de inovação da Myvillage está em seu DNA.
A cada novo cliente, a equipe Myvillage se reúne para desenvolver a solução adequada para cada uma de suas demandas, de forma personalizada e com todos os recursos que a tecnologia permite.
Do controle de acesso à gestão de encomendas, é qualidade sem limites.