Início » Artigos » Síndicos e Administradores » Conheça as principais atividades dos síndicos nos condomínios
Atualmente, podemos dizer que administrar um condomínio se equipara a administrar uma empresa, que pode ser de pequeno, médio ou grande porte, dependendo da dimensão do condomínio e de quantos moradores existem.
Nesse processo administrativo, o gestor de uma empresa se personifica na figura do síndico. Ele é o responsável por garantir que tudo no condomínio esteja nos eixos, para melhor atender seus clientes que, nesse caso, são os condôminos.
Devido à complexidade desse cargo, atualmente, existem síndicos profissionais que estudam para isso e recebem salário como um funcionário. Por outro lado, ainda são eleitos síndicos que são moradores dos condomínios para administrá-los.
Tanto o síndico profissional como o não profissional precisam ter conhecimento do Código Civil, das leis trabalhistas, noções sobre áreas contábil, administrativa e do Direito para entenderem sobre as demandas e problemas que podem surgir na administração.
Mais do que realizar reuniões entre os condôminos, contratar serviços de manutenção e gerenciar conflitos, o síndico possui muitas outras obrigações que devem ser cumpridas para garantir o bem-estar de todos no condomínio. Veja as principais:
Comunicação aberta e transparente é fundamental em qualquer tipo de administração, inclusive na de condomínios. Moradores e o síndicos precisam manter uma relação saudável e debaterem as melhores soluções para o bem-estar comum.
Essa reunião pode ser mensal, quinzenal ou de acordo com as demandas, mas precisa ser muito bem organizada pelo síndico.
Para a realização dessa reunião, é preciso elaborar uma ata que contenha todos os assuntos que serão discutidos na reunião, respeitando sua ordem de prioridade, a fim de que todos os temas sejam discutidos e resolvidos em conjunto.
Uma lista de presença também precisa ser elaborada e preenchida pelos condôminos que comparecerem à reunião. Isso ajuda a registrar os interessados pelas demandas e os que propuseram mudanças.
Em casos onde é preciso definir alguma medida a ser tomada, como a contratação de um serviço, uma obra, o aumento do valor do condomínio, ou outras, geralmente ocorre uma votação para que haja uma democracia na decisão. Assim, a maioria vence.
Tudo o que for decidido em assembleia, o que estiver em convenção e no regimento interno precisam ser cumpridos pelo síndico.
Ele precisa garantir que todos os serviços sejam contratados e executados conforme o esperado, que:
– Comunicados sejam entregues aos condôminos;
– Ações movidas sejam cumpridas, aplicando advertências e multas, quando necessário;
– Conservação e a guarda das áreas comuns do patrimônio
A fim de que haja um melhor custo-benefício ao realizar uma obra ou contratar um serviço, o síndico deve sempre elaborar orçamentos. A qualidade deve ser priorizada, mas é preciso avaliar o caixa do condomínio para contratar um serviço que os condôminos possam pagar.
Na hora de detalhar o orçamento, é preciso levar em conta aspectos técnicos e o retorno de investimento do serviço. Não se trata apenas de um cálculo financeiro, mas planejamento e gasto estratégico.
Como qualquer administrador, o síndico precisa prestar contas sobre suas atividades e sobre os investimentos feitos. Assim, os condôminos terão certeza de que o seu dinheiro está sendo bem aplicado e seguindo o que foi acordado entre as partes em assembleia.
Priorize sempre pela boa comunicação com seus condôminos.
Confira todos os recursos do nosso app que ajudam o síndico em seu dia-a-dia: https://www.myvillage.com.br/recursos/
A cada novo cliente, a equipe Myvillage se reúne para desenvolver a solução adequada para cada uma de suas demandas, de forma personalizada e com todos os recursos que a tecnologia permite.
Do controle de acesso à gestão de encomendas, é qualidade sem limites.
A capacidade de inovação da Myvillage está em seu DNA.
A cada novo cliente, a equipe Myvillage se reúne para desenvolver a solução adequada para cada uma de suas demandas, de forma personalizada e com todos os recursos que a tecnologia permite.
Do controle de acesso à gestão de encomendas, é qualidade sem limites.